Publicações
Notícias
24 / Nov / 2021
5 ações para garantir a segurança do trabalho nos postos de combustível.

5 ações para garantir a segurança do trabalho nos postos de combustível.

Os procedimentos de segurança nos postos de combustível são importantes para criar um ambiente profissional e seguro.

Vários acidentes podem acontecer nesses espaços, como escorregões e quedas, por exemplo. Nesses casos, eles poderiam ter sido evitados com uma simples limpeza nas áreas acessadas pelos funcionários. Tudo depende de como o gestor está atuando para manter os indivíduos saudáveis.

Veja algumas ações de segurança do trabalho para preservar vidas e evitar transtornos no ambiente profissional.

1. Adequação às normas de segurança do trabalho da área

Todo ambiente de trabalho tem normas de segurança do trabalho específicas e elas costumam ser diferentes para cada segmento. Há regulamentações em cada região do país sobre quais cuidados devem ser tomados.

2. Atenção às inspeções periódicas no posto

É recomendado que todas as inspeções de segurança, que incluem a extração e o manuseio de inflamáveis, sejam documentadas. Caso os prazos de entrega das documentações não sejam respeitados, os proprietários dos postos devem escrever uma justificativa para o atraso.

3. Providenciar EPIs e EPCs

Quando o ambiente de trabalho é um lugar propício para acidentes e ferimentos, devemos investir em equipamentos de proteção individual e coletiva. Utilize EPCs como redes de proteção, sinalizadores de segurança e kit de primeiros socorros. Já os EPI, como óculos, luvas e calçados de segurança devem ser entregues a todos os funcionários.

4. Aplicação de treinamentos

Os colaboradores que fazem treinamentos periodicamente sabem como fazer uma gestão de estoque apropriada para evitar falta ou desperdício de combustíveis. Como eles realizam tarefas com líquidos inflamáveis, é de suma importância que toda a equipe esteja pronta para manusear as ferramentas.

5. Implementação de cuidados para evitar contaminações

O derramamento de combustíveis pode causar sérios impactos ambientais. Isso acontece por causa do armazenamento subterrâneo de líquidos inflamáveis. Se houver vazamento desses produtos, o solo é contaminado, afetando as casas ao redor do posto.

Vale ressaltar que esse tipo de contaminação é crime ambiental pela Lei Federal 9.605/98. Os incêndios, a contaminação das águas subterrâneas e a geração de resíduos são outros problemas causados pela má gestão da empresa. Por esta razão, os gestores devem seguir as regras e manter o bom funcionamento do posto de combustível.

Essas práticas para melhorar a segurança do trabalho ajudam a preservar a vida de todos os colaboradores e funcionários. Quando eles se sentem seguros, aumentam a produtividade e cooperam para elevar a lucratividade da empresa.

Autor/veículo: Blog Sem Parar Empresa.

Comente essa publicação

Fale Conosco