Publicações
Notícias
07 / Dez / 2021
5 dicas para fazer a descarga de combustível com segurança no posto.

5 dicas para fazer a descarga de combustível com segurança no posto.

A chegada dos produtos nos estabelecimentos é um momento que requer atenção tanto dos empresários quanto dos funcionários. Essa operação deve acompanhar todos os protocolos recomendados pelos órgãos reguladores.

Fazendo isso, você não comete erros e poderá evitar uma série de prejuízos que vão desde as perdas financeiras provenientes de multas, autuações, produtos de má qualidade, até os acidentes que acarretam danos físicos para os seus usuários ou para os colaboradores. Confira 5 dicas para te ajudar!

1. Treine os funcionários para a descarga de combustível

A educação é uma das principais maneiras para obter sucesso em suas organizações. Portanto, investir em treinamentos dos funcionários é uma das principais atitudes que um empresário toma em uma empresa. Contrate consultorias com profissionais para ministrar campanhas, cursos e palestras em seu posto de combustível.

2. Verifique os compartimentos

Verifique, logo na chegada do caminhão da distribuidora em seu posto de combustível, se todos os compartimentos do veículo estão devidamente lacrados com os selos originais da empresa fornecedora. Caso observe alguma irregularidade não inicie a descarga e nem perca tempo com isso.

3. Observe a capacidade do caminhão

Observe por meio das setas indicativas a capacidade do caminhão, veja também se ele é compatível com a quantidade de combustível que será fornecida. Após a descarga, verifique se o tanque ficou totalmente vazio. O colaborador que estiver acompanhando a descarga deve portar todos os equipamentos de proteção individual.

4. Analise a documentação

Faça uma análise criteriosa da documentação apresentada pelo funcionário da distribuidora. Verifique se as informações são compatíveis com o seu pedido e com a legislação vigente. A nota fiscal deverá conter, no mínimo, os dados do seu posto de combustível, o nome do motorista, a placa do caminhão, a data de validade e a quantidade do produto.

5. Retire amostras do produto

O ideal é que o seu colaborador, com a presença do motorista da distribuidora, faça a retirada de amostras para análise do produto que é fornecido. Caso opte por não fazer os testes nessa descarga, preencha o formulário de conformidade. Contudo, com isso, você assumirá todas as informações constantes na documentação.

Essas são as principais dicas para uma descarga de combustível segura. Esteja ciente que o posto de combustível e o seu fornecedor são responsáveis pelo produto que entregam para os usuários. Em casos de adulterações, ambos poderão responder civil e criminalmente ao serem acionados pela justiça.

Autor/veículo: Minaspetro Blog.

Comente essa publicação

Fale Conosco