
Acionistas Minoritários da Petrobras solicitam Convocação de Assembleia.
A Petrobras informou na última sexta-feira (31) que recebeu pedidos de acionistas minoritários para a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) visando eleger novos membros para o conselho e a presidência do colegiado.
Esse movimento ocorre na sequência das mudanças na liderança da empresa, com a substituição de Jean Paul Prates por Magda Chambriard.
Conforme a estatal, os minoritários alegam a destituição de um membro do Conselho de Administração, ponto que a companhia contesta afirmando que não reflete a realidade dos fatos. A Petrobras também comunicou que, segundo seu entendimento, não existem fundamentos legais que justifiquem a realização da AGE conforme a legislação vigente.
Entretanto, a empresa confirmou que as solicitações recebidas estão sendo submetidas a uma avaliação jurídica e passarão pelos procedimentos de governança interna.
Magda Chambriard assumiu oficialmente a presidência na sexta-feira (24), após ser nomeada por Lula para suceder Jean Paul Prates, que deixou o cargo em meio a um período de intensa pressão interna, agravada por sua posição em uma votação chave sobre a distribuição de dividendos extraordinários do lucro de 2023.
Após uma revisão da proposta inicial de reter 50% desses dividendos, o governo instruiu a Petrobras a decidir até o final do ano sobre a distribuição dos 50% restantes.
Magda, já em sua função como presidente, reafirmou que manterá a política de preços dos combustíveis implementada por Prates em 2022, que estava alinhada com as promessas de campanha de Lula.
Fonte: Folha de S.Paulo.