Publicações
Notícias
06 / mar / 2024
Brasil registra queda na produção de petróleo em janeiro

Brasil registra queda na produção de petróleo em janeiro

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou que a produção brasileira de petróleo em janeiro alcançou 3,519 milhões de barris diários, marcando uma redução de 1,8% em relação ao mês anterior.

Esse dado representa o segundo mês consecutivo de queda na produção, seguindo um pico histórico registrado em novembro. Contudo, observa-se um aumento de 7,5% na produção em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desenvolvimento de campos do pré-sal ao longo de 2023.

A Petrobras liderou a produção em janeiro, com uma produção de aproximadamente 2,25 milhões de barris por dia, evidenciando um crescimento de 7,37% em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Em contrapartida, a Shell, segunda maior produtora do país, apresentou uma diminuição de 4,23% na sua produção, registrando 361.420 barris por dia. A TotalEnergies, por sua vez, teve um aumento de 4,48% na sua produção, alcançando 143.634 barris diários.

Quanto à produção de gás natural, o Brasil registrou um volume de 153,93 milhões de metros cúbicos por dia em janeiro, o que representa um crescimento de 7,6% na comparação anual, mas uma leve queda de 1,7% em relação ao mês anterior.

A produção combinada de petróleo e gás natural totalizou 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia. Dentro desse volume total, o pré-sal se destacou com uma produção de 3,389 milhões de barris de óleo equivalente por dia, representando 75,5% da produção nacional.

Esse total foi 2,8% inferior ao mês anterior, mas 7% superior ao mesmo período do ano anterior. O campo de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, se manteve como o maior produtor de petróleo.

Autor/Veículo: Folha de São Paulo e Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis)

Comente essa publicação

Fale Conosco