Publicações
Notícias
15 / ago / 2023
Brasil: Um dos protagonistas do novo

Brasil: Um dos protagonistas do novo "boom" de Petróleo na América Latina.

Apesar da crise das mudanças climáticas, a produção mundial de petróleo está destinada a aumentar nesta década, conforme projeções da Agência Internacional de Energia (AIE).

Embora o cenário deva se reverter até o final da década, com o avanço das energias renováveis sobre os combustíveis fósseis, a demanda global continuará impulsionando a indústria petrolífera.

Nesse contexto, a AIE prevê um aumento de 5,8 milhões de barris por dia na produção mundial até 2028, e cerca de um quarto desse acréscimo será proveniente da América Latina.

O Brasil, juntamente com a Guiana e, em menor escala, a Argentina, está liderando um novo capítulo na produção de petróleo na região, superando países como Venezuela, México, Equador e Colômbia, cujas ofertas de petróleo bruto deverão diminuir nos próximos anos.

Francisco Monaldi, diretor do Programa Latino-Americano de Energia do Instituto Baker Institute, na Universidade Rice (EUA), destaca que será difícil para esses países reverterem o declínio em suas produções. O Brasil e a Guiana emergem como os principais protagonistas do “boom” petrolífero latino-americano.

A história do Brasil está associada às suas descobertas subaquáticas.

Através da extração de fontes de combustível em um dos maiores campos de petróleo do mundo, sob três quilômetros de água e mais cinco de rocha e sal, o país consolidou-se como o maior produtor de petróleo da América Latina em 2017, ultrapassando o México.

Enquanto a Venezuela enfrentava uma profunda crise que afetava sua produção, o Brasil continuou a aumentar sua extração de petróleo nos últimos seis anos, alcançando 2,2 milhões de barris em 2022 e tornando-se o oitavo maior produtor mundial.

Além da quantidade de barris diários produzidos, o Brasil e a Guiana se destacam pela eficiência e lucratividade na produção de petróleo bruto, superando outros países da região. Nesse contexto de crescimento da indústria petrolífera, o Brasil se posiciona como um dos principais atores desse novo boom na América Latina, impulsionando a economia e a posição do país no cenário mundial.

Autor/Veículo: BBC News Brasil e Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis).

Comente essa publicação

Fale Conosco