
Carro elétrico, a transformação do futuro.
COMO SEGUE O MERCADO NACIONAL PARA VEÍCULOS ELETRIFICADOS?
Desde o início do ano a quantidade de venda de carros eletrificados subiu quase 58% em relação ao mesmo período do ano anterior, ao passo que o mercado de ciclo otto caiu 18%. Ainda é tímida a participação total de eletrificados, cerca de 2,3% da frota nacional, mas mostra que há interesse e crescimento pela procura dessa categoria de veículos.
De acordo com dados da consultoria automotiva Bright, a frota eletrificada, que inclui os híbridos (automóveis que combinam motores elétricos e de combustão), no Brasil, em 2021, era de aproximadamente 80 mil unidades, sendo cerca de 25 mil do tipo plug-in (100% elétricos, ou seja, que dependem exclusivamente de recarga para funcionar).
Para 2030, a consultoria projeta uma frota eletrificada de 2,9 milhões de veículos no País, sendo 650 mil do tipo plug-in.
DESAFIO. O BRASIL DISPÕE DE RECURSOS PARA ATENDER ESSA PERSPECTIVA DE DEMANDA?
Atualmente o Brasil possui cerca de mil pontos de recarga de veículos elétricos.
A média mundial é de um ponto de recarga para cada 8 veículos 100% elétricos. Portanto, para acompanhar a frota de plug-in que as empresas ligadas ao setor automotivo estão projetando para o País em 2030, seriam necessários, pelo menos, mais 80 mil pontos de recarga em território nacional.
Assim, considerando que cada ponto, de acordo com os especialistas da área pode custar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil, dependendo se é de recarga rápida ou não, os investidores do ramo estimam que seriam necessários pelo menos R$ 1 bilhão de investimentos por ano até 2030 somente nesses equipamentos para atender ao aumento da frota de veículos 100% elétricos no País.
VALE APENA INVESTIR NESSA TECNOLOGIA?
De forma ainda lenta, mas constante, os modelos de eletrificados – elétricos e híbridos – tem conquistados alguns consumidores que buscam menor consumo, mais tecnologia e, por vezes, menos poluentes.
Autor: Renata Marques Costa Oliveira, Advogada Associada na Amaral Brugnorotto Sociedade de Advogados, graduada pelo Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente/SP, Pós-Graduada em Direito Processual Civil, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Instituição Toledo de Ensino- ITE Bauru/ SP.