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13 / out / 2021
Como multiplicar as chances do seu cliente voltar ao posto de combustível?

Como multiplicar as chances do seu cliente voltar ao posto de combustível?

Segundo o mestre do Marketing, Philip Kotler, um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que um que já está engajado. Por isso, a fidelização no posto é indispensável para vender mais e investir bem menos para aumentar o ticket médio.

Mantê-los encantados e engajados é mais rentável, o que torna o negócio mais sustentável por muito mais tempo. Em um mercado tão robusto e competitivo, fidelizar clientes é o grande desafio. Há como sair na frente, basta escolher a estratégia mais inteligente.

Para lidar com essa competitividade no mercado, pensar no bolso do cliente é a primeira saída. Por isso, gestores se atém a atividades que visam trazer benefícios financeiros aos seus clientes.

Uma prática comum é a oferta de descontos, que podem ocorrer mediante abastecimento acima de determinado valor, a partir da compra casada com algum outro produto ou serviço.

Outro elemento que tem sido bastante utilizado e caído no gosto popular é o cashback — o retorno para o cliente de parte do valor da compra. Em média, o retorno pode ser de até 10% do valor comprado.

Investir em programas de fidelização é uma ótima opção para garantir uma boa margem de lucro, afinal clientes que retornam sempre, significam dinheiro retornando junto.

Esses programas são ferramentas para convidar os clientes a consumirem de forma constante no seu posto. No entanto, eles precisam ser valorizados e ganhar algo em troca: prêmios, descontos, pontos, retorno financeiro, coisas do tipo.

Mais que clientes indo e vindo, os programas de fidelização no posto apresentam muito mais benefícios para o negócio:

  • Aumento do ticket — médio índice que aponta o quanto, em média, cada cliente gasta no estabelecimento. Com o retorno constante dos clientes, o ticket médio tende a aumentar.

  • Atração de novos clientes, quanto mais pessoas consumindo no seu posto e percebendo valor na experiência, mais pessoas ficam sabendo, logo se sentem convidadas a consumirem também.

  • Vantagem competitiva, se torna mais atrativo porque tem algo a oferecer de volta para o cliente.

Você, enquanto gestor, deve analisar bem as opções disponíveis no mercado e buscar aquela que de fato faça sentido para seu público ao mesmo tempo que traga bons resultados para sua empresa.

Fonte: Blog Adaptive.

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