Publicações
Notícias
06 / Jul / 2021
Por que existem licenças ambientais em postos de combustíveis?

Por que existem licenças ambientais em postos de combustíveis?

Os postos de combustíveis tem bastante responsabilidade com a preservação do meio ambiente, pois seus produtos geram muitos impactos na natureza. À vista disso, são exigidas várias licenças ambientais em postos de combustíveis para garantir a segurança do trabalho.

Apesar de sua importância e da exigência da lei, lamentavelmente, nem todo posto de combustível deixa essa documentação em dia. No entanto, é importante providenciar essas licenças o quanto antes, sabe por que?

Naturalmente, as licenças ambientais em postos de combustíveis têm como principal propósito evitar que o estabelecimento cause problemas ao meio ambiente. Seja na forma de poluição, desperdício, perturbação das espécies nativas ou qualquer outro. Isso inclui desde o descarte correto de subprodutos até o manuseio correto dos combustíveis. Mas, tais licenças não possuem apenas esse objetivo.

Na rotina de um posto de combustível, existem possibilidades de ocorrer um acidente, como o vazamento da bomba ou resíduos da limpeza de carros, por exemplo. Um dos objetivos das licenças é implementar medidas para prevenir esses erros.

Por fim, essas licenças também estipulam normas sobre como preparar a infraestrutura do posto de combustível com mais segurança. Dessa forma, é possível minimizar riscos para o meio ambiente, para seus clientes e também para sua equipe. Algo muito importante se você pretende ter um negócio com bastante tempo de vida e rentabilidade.

Como obter as licenças necessárias para seu posto de combustíveis?

Você mesmo pode conferir as exigências de cada licença e implementar essas mudanças por conta própria. Em seguida, é necessário chamar um técnico para fazer a avaliação e validação dessas mudanças, as quais devem ser documentadas e apresentadas à prefeitura local. A análise dos documentos e emissão da licença é um processo demorado, sendo importante dar entrada com certa antecedência.

Se achar necessário, você pode entrar em contato com um advogado especializado para solicitar sua assessoria, o que diminui as chances de erros e ajuda a acelerar a emissão.

Autor/Veículo: Blog Minaspetro.

Comente essa publicação

Fale Conosco