Publicações
Notícias
02 / mai / 2023
Por que o Brasil ainda importa Gasolina?

Por que o Brasil ainda importa Gasolina?

Entenda, resumidamente, os motivos pelos quais o Brasil, um dos maiores produtores de petróleo da América Latina, ainda enfrenta a necessidade de importação da Gasolina.

Algumas variáveis repercutem para que o Brasil tenha de importar esse tipo de combustível. A ineficiência de capacidade de Refino é, senão a principal, uma das principais causas de dependência de importação.

Isso porque, o País possui um número limitado de refinarias que não conseguem – juntas – hoje, suprir a demanda interna de gasolina.

Faltam, portanto, refinarias. Alguns especialistas aduzem que, por vezes é mais vantajoso economicamente importar a gasolina – assumindo um custo de importação – do que investir considerável valor na construção de novas refinarias, e manter sua complexa operação.

Assim, sem capacidade de refino para suprir a demanda interna, por falta de refinarias; sem investimentos em infraestrutura; e com custo-benefício por vezes vantajoso sobre a importação, são às variáveis mais importantes para assegurar porque o Brasil ainda importa o produto.

Para reverter essa situação, especialistas sugerem medidas como investimentos em infraestrutura de refino, aprimoramento das políticas energéticas e incentivos à adoção de fontes de energia limpa e renovável, como etanol e eletricidade, em prejuízo ao consumo de gasolina.

Comente essa publicação

Fale Conosco