Será que o mercado de postos de combustível é promissor?
No Brasil, o mercado é rentável, desde que o empresário tome medidas preventivas antes da instalação. Entre elas está a escolha do ponto, tendo que ser estratégico e com boa movimentação de carros, motos e afins.
O custo de instalação não é pequeno e existem duas possibilidades:
1) marca própria;
2) franquia de alguma marca.
Geralmente, os gastos giram em torno de um milhão e é preciso obter licenças tanto na Agência Nacional do Petróleo (ANP) quanto na Cetesb e na prefeitura. No entanto, os investimentos valem a pena, pois até mesmo o abastecimento dos elétricos necessitará de pontos autorizados, ou seja, a tendência é que as inovações ajudem na melhoria dos lucros.
Uma valiosa dica para você não errar nesse investimento, é fazer uma minuciosa análise de mercado e também dos possíveis riscos. É preciso entender de contabilidade, das normas regulamentadoras e, também, saber montar uma equipe de qualidade e com profissionais capacitados.
Também é importante verificar se é melhor ser bandeira branca ou fazer parte de alguma franquia. Nesse último aspecto, a marca destina uma assessoria e até cobre alguns custos, desde que o proprietário mantenha a revenda exclusiva.
Tendo em vista que o processo de abertura de um posto de combustíveis é bem detalhado, nada melhor que contar com uma assessoria competente no ramo, como assessoria jurídica da AMBR, acompanhamento técnico, auxílio na contratação dos funcionários e outros.
Assim, fica mais garantido o investimento, pois é importantíssimo o acompanhamento de profissionais que entendem do segmento.
Portanto, o planejamento é essencial para você obter sucesso nesse negócio. o mercado de postos de combustíveis é bem promissor e se mantém estável mesmo com a crise do coronavírus, pelo fato de ser um serviço essencial. Assim, trata-se de um bom investimento para quem pretende entrar nesse segmento.
Autor/Veículo: : Blog Minaspetro.